Fiquei feliz ao ver no Instagram um post falando exatamente sobre a melhor idade, ou seja, sobre os "sessentões e mais". Sobre o valorizar o atleta seja ele amador ou profissional com mais de 60 anos. Alguns sociólogos perceberam rapidamente essa mudança de paradigma e inventaram um termo para as pessoas entre 50 e 64 anos de idade: best ager, ou melhor idade. No mundo esportivo, atletas com idade considerada mais avançada quanto ao usual já foram considerados praticamente com um pé na aposentadoria. Mas exceções existem e das mais variadas. Vejam que montagem genial que ele, Marcelo Avelar, fez dele mesmo ... Parabéns ao meu coach e treinador!
PS.: Confiram o Instagram dele @avelarmarcelo
Leiam o que ele escreveu: "Melhor idade é sinônimo de invalidez? Entre ter mudanças físicas, comportamentais, sentimentais, de ação e reação a ser considerado inválido ou incapaz, há um abismo proporcional a falta de conhecimento: enorme! A já conhecida e nem tanto respeitada “melhor idade”, que se inicia por volta dos 60 anos, coincidindo com a chegada da aposentadoria possui sim certas limitações de âmbitos já citados, porém não cabem julgamentos injustos quanto às aptidões pois a idade cronológica pode não ser idêntica a idade biológica, além de ser um erro maior ainda quando descartamos a bagagem de experiências e o meio social em que o indivíduo viveu. O Dr. Ricardo Nitrini da USP, se uniu a outros estudiosos da UFMG e PUC para estudar desempenho dos mais velhos e atualmente existe até um termo de superidosos (super-ages nos USA) que define melhor a chegada ativa de indivíduos na melhor idade. Apesar das alterações, conheço pessoas que praticam exercícios com desempenho igual ou superior há alguns jovens, e que são determinados, experientes, comprometidos e bem humorados.
Espero que você como jovem, respeite a melhor idade (espero que você chegue lá), se prepare para um envelhecimento saudável, encerre seu preconceito por julgar esteriótipos, abra a sua mente, e expanda seu futuro." (Marcelo Avelar)
Comments